Doze ambientes costeiros do Rio de Janeiro recebem certificado internacional de qualidade
- out 11, 2025
Programa Bandeira Azul contempla seis praias e duas marinas que fazem parte de unidades de conservação do Inea
Para o fluminense que gosta de curtir um bom dia de sol em meio à maresia, o programa Bandeira Azul traz uma boa notícia: doze ambientes costeiros do estado são agora referência em qualidade. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tem ações cotidianas de monitoramento e administração em oito desses locais, que ficam próximas a unidades de conservação.
– Esta certificação é um marco para o Rio de Janeiro e coroa o trabalho contínuo do Inea em promover o desenvolvimento sustentável. Ter oito de nossos ambientes costeiros reconhecidos com a Bandeira Azul atesta que estamos no caminho certo, conciliando a conservação da nossa rica biodiversidade com oferta de lazer de qualidade para a população e o turismo. É um legado que fortalece a economia e protege o nosso patrimônio natural – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
![]() |
As praias contempladas são verdadeiros cartões-postais de suas regiões, que agora unem sua beleza natural a um compromisso com a sustentabilidade. Em Búzios, a Praia do Forno é um cenário clássico, enquanto Tucuns oferece uma atmosfera mais tranquila. Arraial do Cabo é representado pela Praia Lagunar de Caiçara, conhecida por suas águas serenas. Em Cabo Frio, o extenso areal da Praia do Peró se destaca. Já no interior da Região dos Lagos, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia apresentam, respectivamente, a Praia de Ubás e a Praia das Pedras de Sapiatiba, ambos valiosos para seus municípios.
A Bandeira Azul é um dos selos socioambientais mais respeitados globalmente. Para a gestão pública, o programa funciona como um guia de excelência, promovendo um desenvolvimento econômico alinhado com a preservação do meio ambiente. E para os turistas é um indicador de qualidade ambiental, segurança, bem-estar e educação sustentável.
Um dos trabalhos realizados pelo Inea é a coleta e análise de amostras de água do mar ao longo de todo o litoral fluminense, gerando dados essenciais para a saúde da população. Esse trabalho contínuo é o que embasa o relatório de balneabilidade, informando quais praias estão próprias ou impróprias para o banho, fundamental para que os oito ambientes costeiros possam atender aos rigorosos critérios do programa Bandeira Azul.
Com mais de 15 anos de experiência, o selo ecológico tem como objetivo certificar marinas e praias onde todos os aspectos da gestão ambiental são atendidos. Uma praia pode ser eleita se for oficialmente uma área de banho, com pelo menos um ponto de coleta para análise da qualidade da água. O nome e os limites da praia devem ser reconhecidos oficialmente, podendo estar localizada em águas costeiras, marinhas ou interiores. Já a marina pode ser eleita se for oficialmente uma área para barcos de passeio, à vela ou a motor, também podendo estar localizada em águas costeiras, marinhas ou interiores.
![]() |
Leia também: COLUNA: Licitações e a busca por Oportunidades
Leia também: Maricá amplia parcerias internacionais durante maior fórum agroambiental da América Latina
As unidades de conservação onde os ambientes costeiros premiados estão inseridos
Praia do Forno (Búzios) - Parque Estadual Costa do Sol
Praia de Tucuns (Búzios) - Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil
Praia do Peró (Cabo Frio) - Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil
Praia Lagunar de Caiçara (Arraial do Cabo) - Área de Proteção Ambiental Estadual de Massambaba
Praia de Ubás (Iguaba Grande) -Área de Proteção Ambiental da Serra de Sapiatiba
Praia das Pedras de Sapiatiba (São Pedro da Aldeia) - Área de Proteção Ambiental da Serra de Sapiatiba
Marina Costabella (Angra dos Reis) - Área de Proteção Ambiental Estadual de Tamoios
Iate Clube de Santos (Angra dos Reis) - Área de Proteção Ambiental Estadual de Tamoios
Leia também: Comissão da Alerj discute cobrança abusiva de rematrículas no IBMR
Leia também: Petrobras anuncia R$ 2,6 bilhões para indústria naval na Bahia
Qualidade da água
Uma das opções de lazer e recreação mais populares do Estado do Rio de Janeiro, as praias do litoral fluminense são monitoradas sistematicamente pelo Inea para avaliar as condições de balneabilidade, ou seja, da qualidade de suas águas. Os resultados são divulgados regularmente por meio dos Boletins dos Balneabilidade das Praias, que informam à população quais praias estão liberadas para banho. São monitorados 291 pontos de amostragem em 201 praias de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que abrange um total de 22 municípios.

Tags
