A comitiva se reuniu com empresas que são referência global nos setores de energia e saúde; Representantes destacam potencial do Rio para atrair novos investimentos
O potencial do Rio de Janeiro em atrair novas empresas é tema central da missão internacional da comitiva do Governo do Estado na Índia. Nesta quarta-feira (06/08), representando o governador Cláudio Castro, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, e o secretário de Comunicação, Igor Marques, se reuniram com empresas dos setores de energia e saúde, em Mumbai, para discutir a ampliação de investimentos e parcerias que gerem mais desenvolvimento para o estado.
– Nos últimos anos, o Rio tem se consolidado como um ambiente cada vez mais atrativo, e isso é resultado de uma agenda firme de desburocratização, segurança jurídica e modernização da infraestrutura. Com essa missão na Índia, reforçamos o compromisso do Governo do Estado em contribuir para que o RJ se fortaleça como uma potência – destacou a secretária.
A missão começou com visita à Erba Mannheim, empresa global de biotecnologia com forte atuação em diagnósticos clínicos. A empresa atua em mais de 100 países, apoiando cerca de 200 milhões de pacientes por meio de soluções acessíveis e de automação eficiente para laboratórios de pequeno e médio porte. A empresa já atua no Brasil, e vem aumentando sua oferta de soluções diagnósticas, participando de congressos como o CBPC/ML no Rio de Janeiro e demonstrando interesse em expandir sua rede de atendimento e automação laboratorial no país.
A comitiva também se reuniu com o grupo Kalpataru, que atua com projetos de energia e infraestrutura em mais de 75 países e possui uma presença estratégica no mercado brasileiro de transmissão de energia e de Engenharia, Suprimentos e Construção (EPC).
– É evidente que o Rio de Janeiro está vivendo um novo tempo. Os olhos do mundo inteiro estão voltados para o nosso estado e estamos trabalhando para mostrar, cada vez mais, o nosso preparo e dedicação para trazer empresas que são reconhecidas internacionalmente, além de tecnologias modernas para atender melhor a população fluminense – enfatizou o secretário Igor Marques.
Leia também: COLUNA: Impugnação do edital vs. consulta: entenda as diferenças cruciais
Leia também: Governador inaugura três novas delegacias especializadas na Baixada Fluminense
RJ: referência nacional em transição energética
O Rio de Janeiro vem avançando para se consolidar como protagonista na diversificação da matriz energética brasileira e também garantir um futuro sustentável para o estado. O estado é o segundo maior produtor de biogás (327 milhões de m³/ano) e de biometano (80,3 milhões m³/ano) do país, e possui também a 2ª maior rede de gasodutos de distribuição.
O estado tem grande potencial de geração de fontes renováveis, como energia eólica, solar fotovoltaica, biogás e hidrogênio, e tem investido na transição energética, se fortalecendo como referência nacional na geração de energia limpa.
Leia também: China habilita 183 empresas brasileiras a exportar café para o país
Recorde em abertura de negócios
Mais de 50 mil empresas foram registradas nos sete primeiros meses do ano. Somente em julho, o número de negócios formalizados ultrapassa 7.500, representando uma alta de 3,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.



