Após receber cidade falida, prefeito
consegue tirar projetos do papel
O novo governo de São João de Meriti precisou de muito trabalho e criatividade para realizar suas ações nos 100 primeiros dias de governo. O prefeito Dr. João recebeu os cofres vazios, salários do funcionalismo e comissionados atrasados e dívida com fornecedores. A cidade estava abandonada, esburacada e com equipamentos públicos destruídos. O governo colocou a mão na massa e, desde o dia 2 de janeiro, várias intervenções foram colocadas em prática.
SAÚDE
Em dezembro, a média de atendimento no Pam Meriti era de 50 pessoas por dia e no de Éden era de 30. Na última semana de dezembro, as duas unidades chegaram a interromper o atendimento. No dia 2 de janeiro, logo após a posse, a nova gestão reabriu as duas unidades, que passaram por reformas. Hoje, a média de atendimento é de 800 pacientes no Pam Meriti e 400 no de Éden. O posto da Vila São João foi reinaugurado no dia 3 de abril, com horário estendido até 21h. A UPA Jardim Íris, fechada desde novembro de 2014, foi reformada. A previsão é ser reinaugurada em maio como unidade Infantil.
A Secretaria de Saúde criou a central única de regulação de ambulâncias do município. Antes, as viaturas do SAMU ficavam em Vilar dos Teles e eram gerenciadas nas unidades de saúde. Essa mudança reflete no número de atendimentos, que praticamente triplicou: em dezembro de 2016, foram realizados 125 chamados pelo Samu. Em janeiro, o número passou para 283; fevereiro, 414 e março foram realizados 495 atendimentos.
OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
A prefeitura assumiu a dragagem dos canais do Dique e da Vila São João, que não era feita há 14 anos. A responsabilidade da obra era do Inea, mas o governo municipal está executando o trabalho para acabar com as enchentes que tanto prejudicam a vida dos moradores dessas comunidades. Já foram dragados 5.100 metros de canais.
Os funcionários de obras também executaram mais de 200 operações Tapa Buracos, o que significou o uso de mais de quase 1 milhão e 400 mil toneladas de asfalto. Foram desobstruídas 535 caixas de passagem. Trinta km de meio fio foram recuperados e pintados.
A cidade antes tomada por montanhas de lixo, agora está com a coleta regularizada. Firam recolhidas 35 mil toneladas de detritos e removidos 37 mil metros cúbicos de entulhos. Trinta e dois mil pneus foram coletados e levados para destinação correta. Mais de 3.300 pontos de luz foram recuperados.
RECURSOS DESBLOQUEADOS
Foram desbloqueados mais de R$ 22 milhões de recursos captados e enquadrados em diferentes Ministérios. Serão usados em projetos nas áreas de Turismo, Esportes entre outras. As propostas contemplam obras de encostas, drenagem e pavimentação, construção de ciclovia, construção de áreas esportivas, reforma da Vila Olímpica, além de duas propostas para construção de um museu e de um mirante no Morro do Pau Branco.
EDUCAÇÃO
Todas as escolas da rede municipal passaram por pequenas reformas para receber os alunos na volta às aulas. A unidade Iracema Campos está sendo totalmente remodelada. Um andar já está pronto e sendo utilizado para as aulas. Com a readequação do número de alunos nas turmas e aumento da carga horária dos professores interessados, a Secretaria de Educação conseguiu abrir 6 mil novas vagas na rede municipal.
O cardápio das escolas foi reformulado. Agora as crianças contam com carnes, legumes, leite, frutas e carboidratos na alimentação. Tudo balanceado por nutricionistas.
PRAÇAS COM NOVO VISUAL
As praças do Coelhinho e do Estado (Jardim Metrópole) foram reformadas e iluminadas. Estão em andamento intervenções na praça da Igrejinha atrás do Pam e na Praça do Wi-Fi, no bairro Trezentos. Outras praças passaram por pequenas reformas, iluminação, poda de árvores, e manutenção de bancos e brinquedos. A feira livre de Jardim Metrópole foi remodelada e voltou a funcionar na Rua do Comércio, atendendo a uma demanda dos feirantes, moradores e comerciantes locais. A mudança era uma promessa de campanha do novo prefeito.
PARQUE DE EVENTOS
O novo governo revitalizou e reinaugurou o Parque de Eventos, que estava abandonado e tomado por lixo.
CULTURA
O governo encontrou a cultura abandonada. Logo nos primeiros dias, o centro cultural da Praça da Prefeitura foi reaberto à população. No local, são realizadas diversas atividades culturais e artísticas. Mais de 1.600 alunos estão matriculados em canto popular, violino, acordeom, guitarra, bateria, percussão, cavaquinho, sax, flauta doce, flauta transversa, trompete, contra baixo, musicalização, teoria musical, teclado, piano, teatro, jazz, capoeira, modelo e manequim, fisioginástica, jongo, zumba e ritmos.
MELHOR IDADE
A Subsecretaria da Melhor Idade está em plena atividade desde o dia 2 de janeiro. Em 100 dias, foram realizados mais de 11 mil atendimentos, entre consultas com geriatra e diferentes atividades. Artesanato, dança de salão, coral e shiatsu estão entre as opções de oficinas gratuitas.
SALÁRIOS ATRASADOS
O novo governo recebeu a prefeitura com meses de folha salarial atrasada, uma soma de R$ 31 milhões. Servidores estavam sem receber outubro, novembro, dezembro e décimo terceiro. Aposentados e pensionistas não tinham recebido parte de julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro e décimo terceiro. O atual governo está pagando em dia os proventos e já conseguiu quitar os atrasados de dezembro e décimo terceiro dos ativos, além de julho, dezembro e metade do décimo terceiro dos inativos. A segunda parcela do décimo terceiro dos aposentados será paga no início de maio.


