Para se certificar de que o atendimento de urgência está funcionando devidamente no Hospital Jorge Júlio Costa dos Santos, o Hospital do Joca, o prefeito Dennis Dauttmam, esteve no local na manhã da última quarta-feira (4). Ele percorreu toda a unidade verificando se as equipes destinadas para atender os casos de risco estavam completas e para checar se os pacientes estavam sendo bem amparados. A unidade está parcialmente fechado para uma reformulação interna. O ambulatório está paralisado e somente casos de urgência estão sendo atendidos na unidade. Pacientes com menor gravidade estão sendo encaminhados para a Unidade Mista do Lote XV e para a UPA do Bom Pastor, que tiveram suas equipes médicas reforçadas para o aumento da demanda.
O prefeito viu de perto as mudanças em andamento e também a execução das obras de ampliação do hospital, que está ganhando um moderno centro cirúrgico para emergências, um centro de ortopedia, uma área de convivência para acompanhantes, além da nova recepção ambulatorial já inaugurada. Ele explicou que a reestruturação interna pela qual o hospital está passando não compreende novas obras além das que já estão acontecendo e fazem parte do projeto de ampliação do Hospital. A reformulação, que tem objetivo de oferecer uma melhor estrutura de atendimento para população, está tratando na verdade da readequação de espaços (salas, leitos, setor administrativo, corredores e recepção), da melhora dos equipamentos utilizados nos procedimentos e do reforço do corpo médico.
- Eu estava cansado de ver a população sofrendo com as condições ruins do Joca. Conseguimos com o recurso das obras reformar a recepção, construir um centro cirúrgico, mais leitos, que estão ficando prontos para serem inaugurados. Só que não podíamos deixar os corredores, o setor administrativo, as salas de atendimento de qualquer jeito. Então resolvemos fechar o hospital parcialmente e fazer uma melhora geral. Toda essa ação é positiva, para o bem da população. Estamos melhorando os equipamentos, o corpo médico, a estrutura total da unidade para dar aos belforroxenses a atenção que merecem - disse Dauttmam. Dentro de algumas semanas, segundo ele, o Hospital retornará a suas atividades normais.
IECs - A Secretaria de Saúde do município, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e em parceria com o Governo Estadual, promoveu quarta-feira (4), no auditório do Ciep Constantino Reis, o II Encontro de Educação em Saúde dos Municípios da Baixada Fluminense, que teve como objetivo, definir atribuições e divulgar ações e metas alcançadas dos ICEs na Baixada. Com o tema: “Educação em Saúde como ferramenta fundamental para se alcançar a melhoria da qualidade de vida nos municípios", representantes dos IECs e das Secretarias de Vigilância e Saúde da Região Metropolitana I e do Estado do Rio de Janeiro estiveram presente trocando experiências de educação em saúde e discutindo ações que serão realizadas para que os IECs sejam reativados.Os IECs são departamentos voltados para a informação, educação e comunicação do setor de saúde. Essas estruturas existiam dentro dos municípios e do estado, mas, atualmente encontram-se fora de atividade. Pensando nisso, a Prefeitura de Belford Roxo, junto com as demais Prefeituras da Baixada Fluminense, tenta realizar a reabertura dessas unidades.


