Concurso para a Guarda Municipal com o uso de armas é aprovado Câmara de Caxias
- mar 21, 2025
Além das 400 vagas, os vereadores também aprovaram o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para a categoria
Os vereadores de Duque de Caxias aprovaram, na sessão plenária de 20/03, duas mensagens do Executivo: a que cria 400 vagas, através de concurso público, para a Guarda Municipal e autoriza o uso de armas; e a que revoga a Lei nº 2.725/2015 e cria novo Plano de Cargos, de Carreira e de Remuneração para a categoria. Servidores da Guarda Municipal acompanharam a votação.
A pedido do presidente Claudio Thomaz, a vereadora Delza de Oliveira (MDB), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura das emendas modificativas ao Projeto nº 02/2025 que dispõe do Plano de Cargos, Carreira e de Remuneração para os servidores da Guarda Municipal. Logo após, elas foram colocadas em votação e aprovadas.
Em seguida, a vereadora fez a leitura do PL nº03/2025 que trata da criação de 400 vagas para o concurso. O mesmo também foi aprovado. As duas mensagens do Executivo foram para o segundo turno de votação e, novamente, foram aprovadas por todos os vereadores em plenário.
![]() O presidente da Câmara, Claudio Thomaz, destacou a iniciativa do Executivo. “Essas matérias são de extrema importância. Este é um momento representa um marco fundamental para a segurança da nossa cidade”. Foto: Art Vídeo/Victor Hugo |
Nas manifestações na tribuna e durante a votação, os vereadores ressaltaram a relevância dos projetos que tratam da valorização dos servidores da Guarda Municipal e da melhoria na segurança pública.
Leia também: Duque de Caxias cancela Processo Seletivo Simplificado da Educação
Policial militar e presidente da Comissão de Segurança da Câmara, o vereador Beto Gabriel (SD) chegou a se emocionar na tribuna. “A palavra é gratidão. Nós pegamos a pandemia, várias ocorrências que achávamos que iríamos resolver e vocês deram a resposta. Vocês têm todo o apoio desta Câmara Municipal”.
O presidente da Câmara, Claudio Thomaz, destacou a iniciativa do Executivo. “Essas matérias são de extrema importância. Este é um momento representa um marco fundamental para a segurança da nossa cidade”,
Após a aprovação, o prefeito Netinho Reis (MDB) esteve no plenário parabenizando os vereadores e os guardas municipais.
Ainda na sessão plenária de 20/03
A segurança pública se fez presente também no discurso do vereador Serginho do Pilar (PP) que solicitou nova audiência, salientando que a população precisa trazer questões referentes à pauta para que as demandas sejam apresentadas aos órgãos competentes, e as soluções tomadas. O vereador comentou sua indicação solicitando o retorno do Batalhão Escola no 15º BPM. “Onde poderemos ter mais 100 policiais formados nesta unidade. Fui formado em Batalhão Escola e, com certeza, consegui produzir muito”, disse ele, apontando ser fundamental ainda mais com a aprovação de vagas para a Guarda Municipal.
Educação
Em relação à educação, o vereador Dr. Maurício, recebeu a denúncia de que crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que estudam na Escola Barão de Taquara estão vedados para a utilização do transporte escolar e encaminhou requerimento à Secretaria de Educação para esclarecimentos. “Temos um contrato licitatório que trata da prestação de transporte escolar no município firmado com a empresa Ilha Transporte e Turismo LTDA. e que recebeu diversos aditivos e acréscimo financeiro. O montante envolvido no processo é de R$22 milhões para prestar um desserviço”.
