Uma série de iniciativas foram aprovadas, virtualmente e por unanimidade, pelos vereadores
A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou, na quinta-feira (13/5), sessão ordinária virtual, presidida pelo vereador Celso do Alba (MDB), e secretariada pelo vereador Claudio Thomaz (DEM). Foram expostos, através do Expediente do Dia, Projetos de Lei, Decretos Legislativos e indicações parlamentares idealizadas pela vereança da Casa.
O vereador, Marquinho Dentista (DEM) apresentou uma indicação, que pede que a Prefeitura analise a possiblidade de implementar o “Programa de Saúde Bucal", nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação, com o objetivo de viabilizar a aplicação de flúor nos estudantes.
Leia também: Câmara de Duque de Caxias discute demandas que beneficiem o município
O vereador, Paulo Afonso (Republicanos), indicou que seja enviada uma equipe técnica para instalar corrimãos e realizar reformas de cinco pontes sobre o Rio Constância, no bairro Taquara, 3º distrito. Paulo fez, ainda, um requerimento que visa oferecer uma Moção de aplausos aos enfermeiros: Alaíde Ramos Amazonas e Glauber José de Oliveira Amâncio. Pelos relevantes serviços prestados por ambos, em prol da saúde e do bem-estar dos cidadãos.
Os projetos de lei a seguir, foram todos aprovados, por unanimidade, pelos vereadores conectados na sessão on-line.
A primeira decisão foi referente ao PL do vereador Alex Freitas (SD), que disponibiliza a realização do Teste do Reflexo Vermelho – TRV, popularmente conhecido como “Teste do Olhinho", que poderá ser feito, em recém-nascidos, nos hospitais e maternidades, públicos e privados, do município. “Esse PL tem como objetivo obrigar todos os hospitais e maternidades do município a realizar esse exame nos bebês, além de dar condições aos pais para fazer todo o tratamento da criança, pois através desse teste, possíveis doenças serão diagnosticadas mais cedo", explicou Freitas.
O PL da proposta do vereador Júnior Uios (DEM) – com a coautoria de Júnior Reis, Vitinho Grandão (SD) e Moisés Neguinho - de criar um aplicativo gratuito, compatível com os sistemas Android e IOS, a fim de viabilizar aos usuários do sistema de transporte público coletivo no município, possibilitando o acompanhamento, em tempo real, do deslocamento, localização geográfica, itinerário, tempo estimado de espera e horários dos ônibus, também foi votado pela Casa. “Esse app vai ser criado pela TI da Fundec, não tendo custo, e facilitará a vida da população que depende do transporte público", justificou o autor da proposta.
Michel Vila Nova, do PSDB, é o idealizador do PL referente a criação do programa “Aluguel Social" no município.
Os vereadores Claudio Thomaz, Júnior Uios, Valdecy Nunes e Deisi do Dino (PSL), lembraram o aniversário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que na quinta-feira (13/5) completou 212 anos e parabenizaram esses profissionais que, em sua maioria, arriscam suas vidas para zelar pela segurança dos cidadãos de bem.
“Essa é a Polícia mais antiga do Brasil, com quase 100 mil homens na ativa. Homens bravos e guerreiros que dão suas vidas para proteger a sociedade e, muitas vezes, não são reconhecidos. A grande maioria é formada por homens e mulheres íntegros, que são amados por suas famílias. Enfim, me solidarizo com os parentes dos PMs que perderam suas vidas no combate", destacou Claudio Thomaz.
“Como policial Militar, estou feliz em comemorar os 212 anos da PM do Rio de Janeiro. Sabemos dos problemas que o departamento enfrenta, mas tenho muita alegria de participar dessa corporação que defende a sociedade. Assim como Thomaz, deixo o meu carinho para todos os familiares que perderam um ente querido nessa luta pela defesa do nosso Estado", falou Valdecy.
“Além de parabenizar a PM, quero aproveitar essa data para pedir aos deputados estaduais, eleitos por Duque de Caxias, que melhorem a segurança nos bairros do Pilar e Cidade dos Meninos, pois na região, tem tido muitos casos de assaltos", disse Deisi.
A vereadora, representante dos dois bairros supracitados, também falou sobre o péssimo serviço, que a empresa de ônibus União, tem prestado no município, principalmente nos bairros que defende. “A Comissão Permanente de Transporte precisa acompanhar esse serviço, que já não era bom, mas que piorou após a chegada da pandemia. O acesso a Fundação Cristo Redentor, na Cidade dos Meninos, está muito difícil. Essa empresa não está atendendo aos moradores e eles estão reclamando demais", comentou a vereadora do PSL.
Respondendo a crítica de Deisi, sobre a empresa de ônibus, Júnior Uios, que foi nomeado relator da Comissão Permanente de Transporte da Câmara, disse: “Vamos buscar materialidade para poder avançar em solução na denúncia de Vossa Excelência".



