Sem sistema: Detran suspende provas para CNH e não avisa a tempo

0 6

Muitos candidatos a motorista que tinham prova marcada para a manhã desta sexta-feira (30) no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) encontraram nada além de chuva e pista molhada. Isso porque, devido a uma falha no sistema, o órgão suspendeu as provas para habilitação de condutores, que seriam realizadas hoje.

Um instrutor que preferiu não se identificar revelou ao LIVRE que houve reclamação de diversos alunos na autoescola onde trabalha. Entretanto, ele explicou que o comunicado do órgão teria chegado à equipe apenas depois das 18 horas, quando já não havia atividade comercial nos centros de formação.

“Agora pela manhã muitos alunos ligaram para perguntar da prova. Quando foi informada a suspensão, nem todo mundo foi compreensivo. Brigavam, falavam sobre compromissos, etc”, contou.

O instrutor também observou que, embora a falha no sistema do Detran já estivesse acontecendo há dias, o que também teria sido motivo para o cancelamento das aulas de simuladores para os futuros condutores de carro, as autoescolas não tinham a certeza de que as provas seriam canceladas.

“Foi uma falha do Detran. Eles, sabendo que estavam com problemas, tinham que ter cancelado antes, ter avisado os centros de formação antes, justamente para não acontecer esse tumulto”, ponderou. “Todos os dias têm alunos fazendo prova lá, alunos de todos os centros de formação. Imagina remanejar tudo isso de gente, sendo que ontem [quinta-feira] também não teve prova”, completou.

De acordo com a assessoria do órgão, a falha no sistema vinha acontecendo há alguns dias, mas foi nesta quinta-feira que o sistema ficou fora do ar. A Empresa Mato-grossense de Tecnologia de Informação (MTI) foi informada sobre o problema e constatou que a falha estaria na camada de armazenamento do sistema DetranNet.

Em nota informativa emitida na tarde de quinta-feira, porém, a assessoria já havia comunicado o cancelamento das aulas desta sexta-feira. Entretanto, não é possível confirmar quando a informação chegou para os centros de formação. A autarquia também havia estimado que o sistema deveria retornar à normalidade nesta sexta-feira (30). No entanto, até esta manhã, o DetranNet ainda não estava funcionando.

Ainda em nota, o Detran garantiu que os alunos que perderam as provas poderão comparecer à sede do órgão para fazer as provas, a partir da próxima semana.

Abaixo, confira a nota na íntegra:

O sistema DETRANNET está fora do ar. Segundo a empresa MTI o sistema está com problemas técnicos na camada de armazenamento (storage) o que prejudica a efetivação das requisições nos postos do Detran-MT em todo o Estado. A previsão de normalização é até o final da tarde de hoje (29.11).

A autarquia informa ainda, que devido às falhas no sistema, as provas práticas marcadas para amanhã (30) foram canceladas. As provas serão remanejadas e os alunos deverão se dirigir à sede da autarquia, em qualquer dia, ao longo da próxima semana, durante o período matutino, para realizar as provas. 

Fonte:Livre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.