Programa de revitalização dará novo visual a viaduto da Avenida Miguel Sutil

O processo de embelezamento contemplará o elevado com pinturas de belas obras de arte e melhorias estruturais

0 10

 

 

Luiz Alves

Edificado sobre a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), o viaduto da Avenida Miguel Sutil começou a receber uma série de atividades que garantirão um novo visual para a estrutura. Desde o início desta semana, funcionários da Prefeitura de Cuiabá atuam no processo de revitalização do local, que está sendo atendido pelo programa “Cidade Viva”. A ideia é promover uma verdadeira transformação do elevado, por meio de uma alternativa simples, eficiente e que colabore para potencialização de elementos da cultura regional.

Com previsão para ser concluído em um prazo de 90 dias, o trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e, após esse período, assegurará uma aparência totalmente renovada à estrutura por onde milhares de cuiabanos passam diariamente. O processo de embelezamento contemplará o viaduto com melhoria na iluminação, jardinagem, reconstrução das calçadas e instalação de bancos e lixeiras. Além disso, contando com a parceria de artistas regionais, a edificação ganhará pinturas de belas obras de arte.

“Cuiabá é uma cidade alegre e isso deve estar estampado em cada ponto por onde um cuiabano ou turista passar. No caso do viaduto da Miguel Sutil, trata-se de uma estrutura que abrange, estrategicamente, duas das avenidas mais movimentadas da cidade. Ainda assim, hoje quem passa, ou até mesmo espera sua condução ali, convive com uma área de aparência totalmente desagradável e sem vida. É essa realidade que queremos mudar. A revitalização irá garantir um ambiente mais confortável e com um visual muito melhor de se apreciar”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

O programa

Iniciada em 2017, a iniciativa de substituir o cinza do concreto armado em estruturas coloridas tem criado, ao longo da cidade, verdadeiros museus a céu aberto. O trabalho permite a disponibilização de espaços públicos, situados nas vias de grande fluxo da Capital, para que artistas da cidade implantem nesses locais, por meio da pintura, aspectos da rica história cuiabana. Já foram atendidos pelo “Cidade Viva” os viadutos Eng.º Domingo Iglesias Valério (Despraiado), Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz (UFMT) e Jamil Boutros Nadaf (Av. do CPA).

“O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu uma importante missão de transformar a Cuiabá dos 300 anos em uma cidade cada vez mais bela. É uma forma resgatar a autoestima do cuiabano e fazer com que ele se sinta orgulhoso da cidade que vive. Com o ‘Cidade Viva’ estamos conseguindo proporcionar isso. Hoje é comum, por exemplo, ver as pessoas admirando essas pinturas, tirando fotos e publicando nas redes sociais. Antes desse trabalho isso não era possível. Os viadutos eram vistos apenas como estruturas de mobilidade urbana. Agora, a cada atuação da Prefeitura, tornam-se cartões postais da cidade”, comenta o secretário José Roberto Stopa.

Manutenção

Para garantir que, após a entrega da revitalização, os locais permaneçam bem cuidados, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza uma equipe específica para a execução da manutenção. O Eng.º Domingo Iglesias Valério (Despraiado), por exemplo, foi o primeiro a receber as ações do programa “Cidade Viva” e, há cerca de 10 dias, conta com um grupo de operários trabalhando na estrutura. Além dos serviços básicos de limpeza e jardinagem, a atuação conta com o retoque em toda a pintura e manutenção no piso. A previsão é de que, até o início da próxima semana, o processo seja finalizado.

Sicom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.