Novo Pronto Socorro de Cuiabá terá o primeiro heliponto para deslocamento imediato de pacientes

O local foi vistoriado na manhã desta segunda-feira (26) pelo prefeito Emanuel Pinheiro e equipe

0 17

A semana começa com boas notícias para a saúde pública de Cuiabá. O novo Hospital e Pronto Socorro Municipal, previsto para ser entregue no mês de dezembro a população, será a primeira unidade do estado, tanto na rede pública como da privada, a contar com um heliponto para fazer o transporte emergencial de vítimas de acidentes graves que necessitam de atendimentos urgentes e que são mais distantes. “Isso irá contribuir para um atendimento mais humanizado e bem mais célere. Iremos salvar vidas com mais segurança e com deslocamento imediato”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Davi Valle

O local foi vistoriado na manhã desta segunda-feira (26) pelo prefeito Emanuel Pinheiro acompanhado dos secretários de Saúde, Huark Douglas Correia e do secretário adjunto de Gestão da Saúde, Flávio Taques, onde os oficiais do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que serão os responsáveis por fazerem o transporte desses pacientes disseram que o local é apropriado para uso e que necessita de algumas modificações como limpeza, aterramento, superfície de grama, pavimentação, rampa de acesso e iluminação térrea para acesso livre, sem trepidação, um espaço adequado de atendimento.

De acordo com o coordenador do CIOPAER, tenente-coronel PM, Juliano Chiroli três fatores são favoráveis para construção desse espaço. Segundo Chiroli, o heliponto irá proporcionar uma economia direta, o que não vai necessitar de equipe extra para deslocamento do paciente; segurança da vítima, o que favorece uma estrutura adequada a fim de garantir as condições de saúde do paciente e segurança para equipe e que acarreta em três benefícios diretos: governo, equipe e paciente. “Todos são beneficiados com um trabalho de transporte bem mais eficiente”, garante Chiroli.

Na oportunidade o coordenador da CIOPAER agradeceu a parceria da Prefeitura em ceder esse espaço para construção e adequação do heliponto. “O espaço tem capacidade para três helicópteros de forma quase que simultânea é adequado e atende a todas as normas de segurança”, frisou ele.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que o próximo passo agora é com a equipe de infraestrutura e logística. “Tudo que precisar ser feito será feito. No ato da entrega, a população poderá contar também, além de uma estrutura física com todo suporte e equipamentos de última geração, contará também com o heliponto, o primeiro de Mato Grosso. Essa é mais uma demonstração que a nossa gestão está trabalhando para oferecer serviços de qualidade em todos os setores. A população merece”, salientou Pinheiro.

“Estamos pensando nos mínimos detalhes para construção do heliponto, inclusive com atendimento noturno. Ganha com isso a população cuiabana, ganha com isso o estado de Mato Grosso”, frisou o prefeito.

Para o secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia essa integração de trabalho irá fortalecer ainda mais o nosso trabalho. “Com esse heliponto teremos maior economia, segurança e rapidez. Nosso foco é salvar vidas. Tudo que for para contribuir com o nosso trabalho será muito benéfico para o êxito do nosso trabalho, que é o de oferecer um serviço de qualidade para aqueles que necessitam do atendimento ofertado pela saúde pública de Cuiabá”, destacou o secretário.

Da Redação/Sicom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.